À distância de um clique, o trabalho de muitas escolas com propostas de trabalho, sugestões de fichas, testes...É só espreitar e ver o que serve ou se pode adaptar para o nosso trabalho. Partilhar é colaborar numa escola mais viva, activa e cooperante.
Não tenha dúvidas, se receber um destes, qualquer que seja, não hesite, não perca tempo, é areia para os olhos do incauto utilizador de inofensivos emails. Costumam apelar ao nosso sentido mais primário, lembrando-nos que amigos é algo por quem fazemos qualquer coisa. Ok, resista, não alimente este slogan que é rídiculo e caricato - contar os amigos como se tratasse de coleccionar objectos e quantos mais...mesmo assim, se não resistir, faça uma leitura atenta e verá o(s) erro(s) !
Porque é de pequenino que se aprende a ser grandinho, a comer bem, a tratar da saúde dos dentinhos e também a vir à escola dos mais velhinhos- uma visita é sempre uma aprendizagem, como tudo na vida...
O teatro de fantoches- a ideia de um projectoao Projecto concretizado... As personagens já estão prontas, agora é só animá-las com a vida que vem das mãos, dar animação com movimento, com música, com palavras... O trabalho realizado com o empenho e o entusiasmo da turma e das professoras de EVT, no 5º 2 a continuar com outros preparativos!
Obra de Arte-PuzzleCada quadro é composto por doze peças sendo realizada 1 por cada aluno O nome da unidade é: Obra de Arte-Puzzle- executado pela turma 5º 8
São alunos de uma turma do ano passad0. Aqui, oferecem presentes e a aula (de Formação Cívica) é uma das mais apreciadas e mesmo desejadas, sempre que a actividade comporta celebrações de aniversários dos alunos. Os ilustres aniversariantes têm lugar de honra, sentados em destaque, à frente da turma, e vão recebendo e agradecendo os presentes dos colegas que, à vez, vêm cumprimentá-los, e oferecer os tais presentes, quer sejam objectos- as ditas prendinhas, quer seja um poema, uma brincadeira ou outra coisa que corresponda à vontade do que oferece a pensar naquele que recebe. E assim se aprende e se exercita uma das competências importantes desta Área Curricular- aprender a ser e a estar em grupo , aprender sentidos e sentimentos e a crescer em tamanho e grandeza.
A valorização das competências científicas e pedagógicas relevantes para o exercício das funções docentes é o objectivo da portaria referente às dispensas de serviço docente para formação contínua de professores, publicada no Diário da República.
Para mais informações, consultar a portaria publicada no Diário da República.
Como o Reino Unido está a resolver o problema da indisciplina nas escolasO exemplo britânico. Os pais dos alunos com comportamentos violentos nas escolas britânicas vão passar a ser multados num valor que pode ir até aos 1450 euros. "As intimidações verbais e físicas não podem continuar a ser toleradas nas nossas escolas, seja quais forem as motivações" sublinhou a Secretária de Estado para as Escolas. Disse também que "as crianças têm de distinguir o bem e o mal e saber que haverá consequências se ultrapassarem a fronteira". Acrescentou ainda que "vão reforçar a autoridade dos professores, dando-lhes confiança e apoio para que tomem atitudes firmes face a todas formas de má conduta por parte dos alunos". A governante garantiu que "as novas regras transmitem aos pais uma mensagem bem clara para que percebam que a escola não vai tolerar que eles não assumam as suas responsabilidades em caso de comportamento violento dos seus filhos. Estas medidas serão sustentadas em ordens judiciais para que assumam os seus deveres de pais e em cursos de educação para os pais, com multas que podem chegar às mil libras se não cumprirem as decisões dos tribunais". O Livro Branco dá ainda aos professores um direito "claro" de submeter os alunos à disciplina e de usar a força de modo razoável para a obter, se necessário.Em Portugal, como todos sabemos...
/para ler mais sobre este assunto faça clique AQUI!
TUTORIAIS DE FRONTPAGE Um programa simples para construíres páginas na internet Categorias Introdução ao FrontPage 2000 A melhor forma de te familiarizares com o FrontPage 2000, é praticares. Este Tutorial ir-te-á mostrar como é fácil construir Web sites tão sofisticados e atractivos como muitos dos mais premiados sites do World Wide Web de hoje.
Lição nº1 Esta lição ensina-te como criar e editar páginas Web, trabalhar com texto e hiperlinks, adicionar imagens, animações, clip art, ficheiros, posicionar objectos, desenhar um formulário de informações, criar uma galeria de fotos, desenhar uma estrutura Web e criar uma Web
Lição nº2 Nesta lição, aprenderás como criar hiperlinks de navegação, adicionar margens e barras de navegação ás páginas, inserir páginas de banner, aplicar e costumizar um tema gráfico, verificar ortografia e modificar texto através da Web, ordenar e organizar ficheiros e pastas, ver relatórios Web, pre-visualizar e publicar uma Web terminada.
Tutoriais em Vídeo Os Viewlets são a forma mais eficaz e intuitiva de aprendizagem na Web. São ficheiros extremamente pequenos e não é necessário qualquer plugin adicional.
Ministério da Educação deixa a desejar no concurso Banda Larga nas escolas De acordo com o Código de Boas Práticas sobre a Contratação Pública de serviços de Comunicações Electrónicas, o Ministério da Educação “satisfaz pouco”.
/leia a restante notícia com o clique no portátil.
No âmbito do projecto "Semear Leituras" os JI do Agrupamento estão a dinamizar uma feira do Livro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, aberta a toda a comunidade.
«De 26 a 30 de Maio Aberto ao público das 9:00 às 12:30h e das 14:00 às 17:00 A feira vai ser animada pelas crianças que frequentam os Jardins-de-Infância da rede pública de Leça da Palmeira.» As educadoras agradecem que divulguemos esta actividade aos nossos alunos e convidam todos a passar por lá. O programa está divulgado na página Web do Agrupamento, na Sala dos Professores e na Biblioteca.
Foi hoje publicado o Estudo do Conselho Nacional de Educação, sobre "A criança dos 0-12 anos", que envio em anexo. Muitas questões são colocadas, denota-se que em muitos países não existe a distinção entre o 1º e o 2º ciclo, sendo a docência atribuída a um único professor coadjuvado por outros.
A proposta do Conselho Nacional de Educação, que faz parte de estudo a ser apresentado hoje, pretende juntar o primeiro e segundo ciclos e assim fazer com que um só professor possa acompanhar os alunos durante os seus seis primeiros anos de escola.
Melhorar a Comunicação é melhorar a Escola Professores lançam estrutura de combate à violência nas escolas
A Associação Nacional de Professores (ANP) criou o espaço “Convivência nas Escolas”, procurando dar uma resposta integrada aos fenómenos de conflito e violência nas escolas, sobretudo no que se refere ao “bullying”.
A estrutura agora criada pela ANP engloba na já existente linha SOS Professores (808 9620069), que dá apoio a professores em situação de conflito, um novo núcleo dedicado aos alunos e às famílias. Este estará operacional por meio de uma linha telefónica (808 968888) e um endereço de correio electrónico (bulialuno@anprofessores.pt) onde alunos e familiares podem encontrar o apoio necessário para lidar com todo o tipo de situações de violência escolar.
A linha telefónica começa a funcionar a partir de 12 de Maio e estará em período de experiência até ao final deste ano lectivo, estando disponível entre as 18h00 e as 20h00.
´Free Hugs´ oferecer abraços como de olás se tratasse! Imaginarius distribui abraços pela cidade Abraços e simpatia não faltaram na oitava edição do Imaginarius – Festival Internacional de Rua de Santa Maria da Feira. A campanha internacional “Free Hugs” vai instalar-se na cidade, de 15 a 17 de Maio, para distribuir abraços e alegria pela população local e pelos visitantes. Esta é uma das actividades apoiadas pelo Festival. A campanha Free Hugs é uma iniciativa internacional de simpatia, criada pelo inglês Juan Mann, que já se realizou em cerca de 80 países, fundamentada sobre um princípio simples: dar um abraço a um desconhecido. Esta campanha tem como objectivo alegrar o dia a alguém e mostrar que o mundo dos desconhecidos não é assim tão mau, tão incompreensível. Esta é uma forma diferente de juntar as pessoas na partilha de um momento.
Aqui ficam algumas notas de reportagem do jornal para dar a conhecer um espectáculo de grande criatividade, uma forma de aprender que a novidade é aquilo que já conhecemos mas com outras roupagens, outra luz e outras músicas. A não perder o próximo Evento para o ano!
" O pior cansaço não é aquele que nos fatiga o corpo, acelera a respiração e faz doer as articulações. O pior de todos os cansaços é mesmo aquele que nos destroça a alma, que nos impede de lutar e para o qual não encontramos explicação razoável"
Pode ler mais deste interessante artigo da psicóloga Isabel Leal, in NM#834. Maio/2008
Pesquisar na internet ou procurar a agulha no palheiro?
Determinar as palavras-chave para a pesquisa O primeiro passo de uma pesquisa é identificar as palavras-chave do assunto de que se procura adquirir a informação (Engle, 2003), tomando notas num papel. As questões seguintes auxiliam essa reflexão. - Qual é o assunto? - Qual é o tema? Qual é o subtema? - Qual é a Ciência ou Saber? É uma disciplina escolar? - Qual é a autoria? - Há um especialista reconhecido? - Há uma pessoa famosa? Há um caso muito conhecido? - Há uma associação? Uma instituição? Uma empresa? - Uma região? Há uma data? - Quais são as palavras mais usadas? - Quais são os termos mais conhecidos? - Quais são as palavras sinónimas? Antónimas? - Há uma palavra ou expressão específica? Frase ou provérbio popular? - Vai ser pesquisada em língua portuguesa? Inglesa? Web: Acreditar na Agulha Encontrada no Palheiro - Alcino Simões _______________________________________________________
Os resultados das primeiras pesquisas na Web são, normalmente, desastrosos: a ausência de referências nos pesquisadores; a indicação de centenas de milhares de pages; a informação da page nada tem a ver com o que se procura; o pesquisador não encontra o que se sabe existir; o directório não tem referências; os especialistas não respondem às mensagens; a page desapareceu; a page tem um design deficiente; a page não tem links; a page não deixa copiar a informação; está desactualizada; está demasiado resumida; tem linguagem incompreensível; não tem uma linguagem explícita; existem "efeitos colaterais das máquinas, tais como sonolência, resignação e sensação de impotência intelectual" (Kalinke, 2003: 53); há uma perda de tempo a observar pages desnecessárias; etc.
"...Sei que não estou sozinha neste lamento, ao qual falta acrescentar que as tarefas burocráticas roubam tempo aos professores para aquelas que eles consideram mais importantes, mais apreciam e sentem vontade de fazer: o trabalho com os seus alunos, o contacto com as famílias E só por saber que não estou sozinha me "atrevo" a expor este problema, que me ocupa e preocupa..."
Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres.
'Em algum momento das suas vidas, ascrianças vão confrontar-se com a disciplina', frisa Fernando Savater
Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam hoje que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores. Os participantes no encontro 'Família eEscola: um espaço de convivência', dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas. 'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater. 'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa', sublinhou. Para Savater, os pais continuam 'a não querer assumir qualquer autoridade', preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos 'seja alegre' e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores. No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, 'são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os', acusa.. 'O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar', sublinha. Há professores que são 'vítimas nas mãos dos alunos'. Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que 'ao pagar uma escola' deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão 'psicologicamente esgotados' e que se transformam 'em autênticas vítimas nas mãos dos alunos'. A liberdade, afirma, 'exige uma componente de disciplina' que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade. 'A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara', afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, 'uma oportunidade e um privilégio'. Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que é essencial perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que antes; o problema é que 'têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos'. 'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia', afirmou. Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que 'mais vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as situações que depois se criam.
E amanhã? E depois de amanhã? E na próxima semana? E para o mês que vem? Eu também não Só de divertir-me: Tens também no trabalho às vezes este desejo? Sim,então não estás só! Não te esqueças de agradecer de vez em quando às tuas colegas, pelo bom trabalho em equipa com uma palmadita nas costas!!!
que regula o regime transitório desta 1ª avaliação (datado de 8/5/08).
Pontos importantes: - A ficha de auto-avaliação (a preencher pelos avaliados em 2008) tem de ser totalmente preenchida – contrariando o aprovado pelo CP de Abril (ponto 3 do artº 2º) - Os professores avaliados em 2008 são avaliados em 2009;
SURPRESA!!!
- Os resultados de 2007/2008 são considerados para efeitos de avaliação do biénio em 2009! - Pressupõe que para o próximo ano lectivo devam existir as 5 aulas assistidas!!!
É extraordinário, porque nos leva ao mundo dos museus mundiais, à pintura, escultura, pinoteca, slides, músicas e muito mais...Consultem e deliciem-se: MITOLOGIA Contam os mitos mais antigos que Júpiter foi amamentado por uma cabra, e não por sua mãe Réia. A narrativa afirma que o pai de Júpiter, o Deus do Tempo, Saturno, engolia os filhos logo que nasciam. Saturno sabia, através de um oráculo, que seria destronado por um de seus filhos, tal qual ele próprio fizera, castrando e tirando seu pai Urano do trono. Quando se aproximou o dia do nascimento de Júpiter, Réia refugiou-se na ilha de Creta e lá, secretamente, deu à luz o pai dos deuses e dos homens.
Segundo a tradição, a imagem do Senhor de Matosinhos é uma das mais antigas de toda a cristandade. A lenda diz que esta imagem foi esculpida por Nicodemos, ...
Qual a verdade que se esconde atrás do correr do tempo?
Senhor de Matosinhos
Do sagrado ao profano, do jazz ao folclore, da música clássica aos “Zés Pereiras”, as Festas do Senhor de Matosinhos são de todos e para todos. O programa é vasto e, até ao dia 18, animação, arte, cultura e música são palavras de ordem. Aceite o nosso convite: visite as festas do Senhor de Matosinhos! Não faltarão surpresas!
Se queres conhecer o vilão, põe-lhe um volante na mão!
A verdade dispensa enfeites.
Em Julho abafadiço fica a abelha no cortiço.
Em Julho ceifo o trigo e o debulho, e em o vento soprando o vou limpando.
Em Julho nunca a água no rio fez barulho.
Em Julho reina o gorgulho.
Em Julho tudo farás, só o teu verde não ceifarás.
Julho ceifa-se o trigo e o debulho.
Julho quente, seco e ventoso, trabalha sem repouso.
Julho quente traz o Diabo no ventre.
Por todo o mês de Julho o celeiro atulho.
Quem trabalha em Julho para si trabalha. publicado por Jofre Alves às 06:19
Achei engraçado o artigo no jornal sobre a reciclagem. Acho que as turmas do 5º3, 10 e 11 fizeram um excelente trabalho com garrafas e outras coisas. Acho que esta atitude é fundamental para conseguirmos viver num mundo melhor. Toda as escolas deviam fazer este projecto, pelo menos, uma vez por ano com todas as turmas. De certeza que iria reduzir o lixo nessa escola, pelo menos durante algum tempo. /por Pedro Vendeira, Nº20, 6º11 ~este aluno já não está na nossa escola mas deixou uma mensagem que vale a pena relembrar e divulgar...
1. A Fundação Calouste Gulbenkian anuncia a abertura do concurso para projectos de combate ao insucesso e abandono escolares, para apoio a iniciativas de Instituições Públicas do Ensino Básico (Pré-escolar e 1.º, 2.º e 3.º Ciclos) que tenham como objectivo concretizar: a) Projectos inovadores que promovam o combate ao insucesso e abandono escolares e a melhoria do ensino e da aprendizagem neste nível educativo; e projectos que identifiquem, projectem e desenvolvam experiências concretas, que permitam – a partir das análises dos resultados escolares dos alunos – criar condições para uma efectiva melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos jovens. 2. As candidaturas deverão ser apresentadas por instituições públicas do Ensino Básico (Pré-escolar e 1.º, 2.º e 3.º Ciclos), individualmente ou em associação, considerando-se Entidade Beneficiária do financiamento, a instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projecto. 3. As candidaturas são apresentadas na sequência da abertura do concurso, publicitada na página da Fundação Calouste Gulbenkian na Internet e em órgão de comunicação social de expansão nacional. 4. Apenas são admitidas a concurso, as candidaturas apresentadas no formulário próprio, disponível na página da Internet da Fundação Calouste Gulbenkian, devidamente preenchido, que reúnam os requisitos exigidos no Regulamento do concurso que se encontra abaixo. Só são aceites candidaturas on line. 5. A Entidade Beneficiária deverá, em primeiro lugar, preencher o Formulário correspondente ao concurso aberto, registar e guardar o número de processo que lhe foi atribuído. Para completar a sua candidatura deverá, de seguida, aceder ao MyFile e proceder à anexação dos documentos obrigatórios ou necessários e, se tiver dúvidas, fazer um pedido de informação. Os documentos a anexar à candidatura deverão ter o formato PDF ou JPG (o tamanho máximo recomendável é 2MB). De forma a prevenir dificuldades no envio dos processos, solicita-se que se evite a sua apresentação nos últimos dias do prazo. 6. As candidaturas ao presente concurso devem ser enviadas para a Fundação Calouste Gulbenkian, até ao dia 30 de Junho de 2008.
Olá, nós somos: a Maria (5 anos), o Vasco (5 anos), a Magda (9 anos), o Elson (7 anos), a Elisabete (8 anos), a Catarina (11 anos), o Guilherme (4 anos), a Ana Catarina (7 anos), o Sebastião (4 anos), a Ana Tatiana (3 anos) e o Edmilson (8 anos). Vivemos todos juntos numa casa muito grande e cheia de magia que se chama 'Casa da Criança'. Esta casa situa-se em Tires em frente ao Aeródromo a junto das nossas mães que estão no Estabelecimento Prisional de Tires. A Fundação Champagnat (IPSS com sede em Lisboa) é a nossa grande madrinha, que com o Ministério da Justiça e a Câmara Municipal de Cascais, transformaram este sonho em realidade. Mas como somos muitos, às vezes precisamos de algumas ajudas e é por isso que vos estamos a escrever. Muitos beijinhos dos meninos da Casa da Criança O que estamos a precisar: (saiba mais sobre nós no link que está na foto) /enviado pela professora Lúcia Canejo
A propósito de escrever, responder, a um ou a todos, reencaminhar, etc...
Nem todos os virus são maliciosos- reparem neste inocente rapazinho de caracóis- instalado no vosso disco, não mais vos larga com a mensagem que ele quer que chegue até outros. Antes de reencaminhar, pensa bem na utilidade, na pertinência, no propósito e depois... reencaminha, mas só se quiseres,não te deixes influenciar!
Come and see Angelina Ballerina™ live on stage with the dancers of English National Ballet as she puts on her very own performance. A magical introduction to ballet for all children.
Vai correndo o lindo anel, a que mãos irá parar? Onde está, onde se encontra, Quem o pode adivinhar?”
Caixinha dos Segredos Como o objectivo dos objectivos é fazer das crianças pessoas felizes, foi instituída uma "caixinha dos segredos". É aí que a pesquisa das almas inquietas (indisciplinadas?) começa. Na caixa de papelão, os alunos deixam recados, cartas, pedidos de ajuda. A "caixinha dos segredos" ensina os professores a reaprender. É que nem sempre o que parece ser "indisciplina" o é. Os "recados-segredos" provam-no: "Todas as manhãs, o Arnaldo já chega cansado de duas horas de trabalho. Antes de rumar à escola, o Rui foi ao lavrador buscar o leite, levou os irmãos mais pequenos ao infantário, fez os recados da Dona Alice, arrumou a casa toda. O Carlos falta quase todas as tardes. O pai manda-o distribuir por toda a vila as folhas que dão notícia dos falecimentos da véspera, ou tem que carregar as alfaias dos funerais".
Caro aluno: A escola não deve ser um espaço de proibições mas sim, um espaço aprendizagem. Aprendizagem de novos conteúdos programáticos, de outras vivências e, sobretudo, um espaço de respeito com o outro. A escola sabe que vocês vivem, maioritariamente, em apartamentos e que, infelizmente, os espaços disponibilizados em Leça da Palmeira e Santa Cruz do Bispo para vocês brincarem são reduzidos. Assim, o espaço escolar é por excelência um óptimo local para vocês brincarem e jogarem. No entanto, as vossas brincadeiras e jogos não podem afectar a segurança que a escola deve oferecer a todos os que aqui trabalham: alunos, professores e funcionários. Para que seja possível poderes continuar a brincar e a jogar livremente na escola é necessário que faças essas actividades nos espaços que temos destinados a esses fins: o recreio junto ao bloco E e junto ao pavilhão. Nos cobertos e nos blocos não podes jogar à bola ou brincar de forma a colocares em risco a segurança dos outros. Contamos contigo para ter uma escola mais segura. Respeita os espaços da escola . /enviado por Jorge Sequeira- Presidente CE
- com o pedido de colaboração reiterada por toda a comunidade educativa, especialmente os directores de turma que devem tratar este assunto junto dos seus alunos, até até ele ficar, de vez, debelado.)