À Sombra da Palmeira

Blogue do Jornal Escolar Avalie-nos

30.4.07

 
Livros que os jovens - e não só - podem e devem ler:UMA LISTA
(Clube dos Professores portugueses na internet)
No mês em que se comemora o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christhian Andersen e com o objectivo de fomentar a escrita e a criatividade das crianças, o IPLB/PNL vai lançar na Net um passatempo, em que poderão participar as crianças dos 6 aos 12 anos. Clica na imagem, lê o Regulamento e Participa!

28.4.07

 
QUANTAS VELOCIDADES PARA PORTUGAL?
Que inclusão social?
É um tema que nos deve preocupar a todos e uma boa oportunidade para recordar (aqui) um discurso de um cidadão português que fez deste assunto, o principal tema do seu discurso:
Intervenção do Presidente da República na Conferência “Compromisso Cívico para a Inclusão”Santarém, 14 de Abril de 2007 Clique aqui para ouvir

27.4.07

 




Foi animadíssima a sessão com o escritor que nos veio visitar, e houve vários momentos, alguns para ouvir, outros para perguntar e responder, no meio ouviram-se palmas e risos, histórias de uma vida de poeta:- Naquela altura, em Lisboa, dei todas as moedas que trazia no bolso a uma pedinte que encontrei na rua. -" Que DEUS te abençoe, meu filho" foi a sua resposta. E até hoje, penso que foi a coisa mais bonita que alguma vez me disseram.
O poeta brilhou com as suas histórias, e a magia com que disse os seus poemas, bem mereceu pois o entusiasmo das apresentações e trabalhos da pequenada.

26.4.07

 
A visita de um poeta à escola :
Vergílio Alberto Vieira

...Numa tarde de Outono, a velha carripana entrou, aos soluços, no Largo da vila com uma catrefa de garotos a pular à sua volta. Eu pensei: «Querem lá ver que estes pobres diabos são a famosa Companhia de robertos de que nos fala a avó!» Sem tirar nem pôr! A partir desse dia, ao adormecer, todas as sombras passaram a ser gente no teatrinho de fantoches dos meus sonhos, e a voz que, às escondidas, aqui e ali, se levantava, a ser a daquele Capitão-de-olho-de-vidro que fizera dos piratas valentes marinheiros. De mentiras se faz, às vezes, a mais pura verdade.
Livro(entre outros) recomendado pelo Serviço de Apoio à Leitura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas

 
O NOVO ESTATUTO DO ALUNO
O reforço da autoridade dos professores e das escolas significa transferir maior poder de decisão para os docentes e para os órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino.
Amplia-se o leque de medidas passíveis de ser aplicadas com autonomia de avaliação e decisão por parte dos professores e dos órgãos de gestão da escola, nos termos que as próprias escolas definam no seu regulamento interno.
Passará a ser responsabilidade dos conselhos executivos das escolas a decisão final sobre todas as medidas disciplinares, com excepção das medidas de transferência ou expulsão de escola, cuja aplicação deverá também envolver as direcções regionais de educação.
Os procedimentos burocráticos serão simplificados, de forma a tornar mais eficientes e úteis, em termos pedagógicos, as medidas disciplinares, assegurando a necessária informação aos encarregados de educação e o direito de defesa dos alunos.

Ler o restante doc. do ministério (PDF)


24.4.07

 


As canções de Abril


23.4.07

 









O 25 de Abril é um feriado nacional, PORQUÊ? Na nossa escola algumas turmas quiseram mostrar o que sabem sobre essa data histórica tão importante para a nossa identidade como povo, que irá construir melhor o futuro se conhecer bem o seu passado.
Ou, segundo as palavras sábias de M.A.Pina:-
33 anos depois
Há acontecimentos e decisões, na vida individual e na vida colectiva, capazes de produzir rupturas de consequências determinantes. O 25 de Abril de 1974 foi um desses acontecimentos, não apenas transformando a história recente de Portugal mas, sobretudo, mudando radicalmente o que somos e o modo como o somos. O protocolo ontem assinado pela ministra da Educação com a Associação 25 de Abril e a Associação de Professores de História oficializando a aprendizagem nas escolas do que foi e significou (e é, e significa) o 25 de Abril pode ser (sublinho este "pode ser") um momento semelhante. O passado é fundamental não só para a compreensão do presente mas também para a construção do futuro. Como escreve Eliot em "Quatro quartetos", "o tempo presente e o tempo passado/ estão ambos talvez presentes no tempo futuro,/ e o tempo futuro contido no tempo passado". Não há futuro sem memória. Sem enraizamento e sem memória, os povos, como os homens, são apenas náufragos. 33 anos depois, o 25 de Abril continua a ser uma data controversa e os sucessivos ministérios da Educação tinham até agora lavado pusilanimemente as mãos dessa controvérsia. Não deixa de ser curioso que seja uma ministra que é tudo menos unânime a assumir oficialmente o 25 de Abril na escola. (in JN,24 de Abril de 2007)

 



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A LECCIONAR NO 3º PERÍODO - 2006/07
6º Ano

Língua Portuguesa
Inglês
História e Geografia
Matemática
Ciências da Natureza
EVT
Educação Musical
Educação Física
EMRC



LÍNGUA PORTUGUESA

Texto não literário
Sensibilização aos seguintes tipos:
- texto jornalístico
- relato informativo
- exposição oral
- convite, a carta, o cartaz, o código da estrada, o mapa, o diário

Texto literário
(feedback dos conteúdos tratados em períodos anteriores)

Funcionamento da língua:
- Subclasses do verbo (intransitivos, transitivos e copulativos)
- verbos irregulares: dizer, fazer e poder
- Conjugação pronominal (sensibilização)
- Tempos compostos (sensibilização)
- Campo lexical
- Formação de palavras (compostas e derivadas)
- Palavras homógrafas, homófonas e homónimas

 
OS LIVROS:
Nos dias de hoje, parece-nos inegável a importância da leitura, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida quotidiana, em termos profissionais e em termos de lazer. A leitura é cada vez mais um factor que permite ao homem exercer plenamente a sua liberdade individual e a sua cidadania.A entrada no mundo da leitura deverá começar bem cedo. Assim, a família configura-se como a primeira instituição, que promove a formação de crianças leitoras. No entanto, se a criança não teve oportunidade de contactar com o livro e com a leitura no seu seio familiar, torna-se fundamental o papel da escola, que terá de a conquistar para o prazer de ler. Deste modo a missão da escola formar crianças leitoras começa logo no contexto do jardim de infância. O educador de infância possui um papel marcante, na medida em que pode proporcionar a criação de contextos, que familiarizam a criança com o código escrito, contribuindo deste modo para promover a emergência da literacia e para fomentar o gosto pelo livro, a curiosidade e o prazer de ler. A missão da escola de formar crianças leitoras prolonga-se ao longo de toda a escolaridade, devendo-se entender as crianças e os jovens como leitores em construção. Assim o professor tem o papel de mediador entre a criança e o livro, uma vez que é durante a escolaridade que se desenvolvem os interesses e os hábitos de leitura na criança. O professor deverá ser um mediador informado, que é capaz de actuar de forma competente e inovadora, proporcionando às crianças, de acordo com o seu nível etário e com os seus gostos, textos de diversos autores, de estilos diferentes, que abordem variados temas, auxiliando-as a descobrir a multiplicidade que encerra o mundo do livro e da leitura. Só desta forma podemos contribuir para a formação de futuros leitores e para a inversão dos desastrosos níveis de literacia dos portugueses.
Ângela Balça
in,Departamento de Pedagogia e Educação

A nossa ministra da Cultura declara que:Facultar o acesso à leitura é facultar o acesso à liberdade", referiu ainda a ministra, que ofereceu 100 livros à biblioteca de um estabelecimento prisional.

21.4.07

 
VAMOS RECICLAR- A NATUREZA RENOVA-SE EM CADA CICLO E NÓS TEMOS DE APRENDER COM ELA . DO VELHO FAZER NOVO, DO NOVO REINVENTAR E MUDAR!

19.4.07

 
Comemorar a Europa é estar em contacto com outros países, outras gentes, é partilhar não só a Primavera, mas todos as experiências que nos podem enriquecer:

Pictures telling stories is an activity where primary school pupils are given the opportunity to tell their own version of a European event in pictures. This pedagogical activity aims to understand the last 50 years of history through the eyes of our children. Young students are asked to choose an important event, which took place in the last 50 years at the European level or in their country but connected to Europe, and draw a picture of it.
Pedagogical Guidelines

18.4.07

 
O génio das lâmpadas!
-desta vez não se trata de Aladino ou de Thomas Edison.
São génios portugueses com uma invenção que já correu mundo e já deu 14 voltas a Portugal. Agora estiveram na nossa escola para demonstrar como Lavoisier tinha razão, quando afirmava que: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Aqui está o vidro de velhas e gastas lâmpadas, transformado em objectos coloridos que fizeram a alegria de todos, e foram muitos os que quiseram ficar com essa recordação.

17.4.07

 














"A Maria e a Matemática"- uma visita ao Teatro para ligar a Matemática, a Poesia e a Vida


15.4.07

 
,
"Piratas" - para receber a escritora, primeiro, ler a obra, depois trabalhar a ilustração:
Estes são alguns dos autores do trabalho na turma do 5º 8 da professora Sandra.


11.4.07

 

Os escritores que nos vêm visitar em Abril.

Isabel Alçada- Visita à escola – 17 de Abril
Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, sendo a mais velha de três irmãs. A casa da família era muito frequentada pelas tias e pelas primas mas apesar de pertencer a um grupo maioritariamente feminino, quem representava a autoridade máxima era o pai, homem de pulso firme, alegre, optimista, criativo. As histórias e os jogos que inventava, bem como os passeios e visitas a museus que organizava, representavam um desafio e um estímulo permanente para as filhas e afinal para todos os que os acompanhavam.A infância e juventude decorreram num ambiente alegre, caloroso, feliz, rico de vivências.Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Casou ainda estudante, na véspera de fazer 18 anos e iniciou a sua vida profissional a trabalhar no Centro de Formação e Orientação Profissional - Psicoforma. Concluído o curso, ingressou nos quadros do Ministério da Educação, tendo participado activamente na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76. No ano seguinte optou por seguir carreira como professora de Português e História. Foi convidada para trabalhar na formação de professores como orientadora de estágio.Nessa qualidade participou em diversos cursos e seminários em Portugal e no estrangeiro.Fez o mestrado em Ciências da Educação nos Estados Unidos da América, Universidade de Boston. Actualmente faz parte do quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Publicou estudos que apresentou em Bruxelas, Tessalónica, Aix-en-Provence e Frankfurt.Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982.Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a infância feliz, a longa e variada experiência educativa, o enorme talento para comunicar com os mais novos.
Sugestões de Leitura


Vergílio Vieira -Visita à escola – 23 de Abril

(podes ver aqui dados sobre a vida e a obra do escritor)

Biografia e Bibliografia


10.4.07

 
Vamos voltar ao trabalho, depois das amêndoas, dos coelhinhos , da Páscoa...
Na imagem encontra-se o calendário para as reuniões com os encarregados de educação.

8.4.07

 
A alegria de dar presentes na escola.
Continua nesta turma do 6º 11, a experiência de fazer de algumas sessões de Formação Cívica , uma aula de e sobre comportamentos, de formas e maneiras diferentes de ser e de estar , da aceitação, do diálogo e de outras competências cognitivas e sociais.

Arquivos

01/2006   06/2006   09/2006   10/2006   11/2006   12/2006   01/2007   02/2007   03/2007   04/2007   05/2007   06/2007   07/2007   09/2007   10/2007   11/2007   12/2007   01/2008   02/2008   03/2008   04/2008   05/2008   06/2008   07/2008   09/2008   10/2008   11/2008   12/2008   01/2009   02/2009   03/2009   04/2009   05/2009   06/2009   07/2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]