Palavras em FOGO!Acreditem que é verdade. Hoje, ainda mal raiava o sol, e já uma página dos nossos diários despontava num tema central, sobre Educação, com o título: Omenagem à hortografia.
Ao ler o artigo, ainda acreditei que fosse qualquer assunto sobre um país dos PALOPs, onde a criatividade aparece como coisa natural. Mas, não! O artigo criativo dizia mesmo respeito ao rectângulo amarelo que se vê no mapa, e que até há pouco tempo, ainda hoje, dava pelo nome de PORTUGAL- a terra de Camões, de Fernando Pessoa e tantos outros, que já escreveram na nossa língua com palavras diferentes das que usamos hoje. Mas...
Asenhora menistra da Educação açegurou ao presidente da República que, em futuras provas de aferissão do 4.º e do 6.º anos de iscolaridade, os critérios vão ser difrentes dos que estão em vigor atualmente. Ou seja os erros hortográficos já vão contar para a avaliassão que esses testes pretendem efetuar. Vale a pena eisplicar o suçedido, depois de o responçável pelo gabinete de avaliassões do Menistério da Educação ter cido tão mal comprendido e, em alguns cazos, injustissado. Quando se trata de dar opiniões sobre educassão, todos estamos com vontade de meter o bedelho. Pelo menos.
A ver vamos se não passaremos, em breve, também a dizer, quando nos perguntarem onde penduramos o pote, que somos mesmo de uma terra que se chama PORTUGALL!
Leia o resto do artigo... e com uma notícia destas quem é que se importa com a FONTE?!
de Francisco José Viegas, Escritor