COMPUTADORES NA ESCOLA SÃO RECURSOS, VALIOSOS SEM DÚVIDA, MAS HÁ QUE ACAUTELAR!"O computador, como o livro ou qualquer outro material didáctico que usamos, é apenas e tão somente: um meio. " Informação não é conhecimento. -Theodore Roszak, autor do livro 'O Culto da Informação´"....Como transferir o conhecimento adquirido no computador para outras áreas do currículo ?Não podemos contar que a transferência ocorra automaticamente; ela precisa ser trabalhada. É necessário que o aluno explore cada contexto.Isto significa desenvolver intuições,hipóteses e verificá-las. Para facilitar essa transferência, o professor deve destacar os princípios comuns entre contextos, comparando-os, mostrando o problema de diferentes perspectivas .(Vera Lúcia Camara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições)
"... a utilização de computadores portáteis para os trabalhos escolares deve, simplesmente, ser acautelada. 1) A net fornece o melhor e o pior, o erro e o verdadeiro, o complexo e o lugar-comum; ver multidões de alunos a plagiar a Wikipédia e dados incorrectos dos blogues não me parece um avanço.2) A pesquisa na net substitui, para todos eles, a frequência dos livros e das bibliotecas, bem como a leitura dos textos originais; 3) A proximidade entre a "pesquisa" na net e o mundo lúdico e desviante da Internet pode constituir um perigo fatal é como procurar dados sobre "estudo do meio" e, ao mesmo tempo, entrar no msn. 4) A promiscuidade entre aquilo que é trabalho e aquilo que é jogo e divertimento acaba por prejudicar, naturalmente, o que é trabalho.5) É fácil plagiar na Internet; a maior parte dos trabalhos escolares que eu vi não passa de um conjunto de cópias descaradas de patetices, e os professores vão perder muito do seu tempo a detectar esses plágios (eu sei que basta o Google...). Seria interessante ouvir os professores. Eles sabem mais do que os "técnicos de educação"."[Pode ler todo o artigo de F. J. Viegas em a utilização de computadores portáteis para os trabalhos escolares deve, simplesmente, ser acautelada. 1) A net fornece o melhor e o pior, o erro e o verdadeiro, o complexo e o lugar-comum; ver multidões de alunos a plagiar a Wikipédia e dados incorrectos dos blogues não me parece um avanço.2) A pesquisa na net substitui, para todos eles, a frequência dos livros e das bibliotecas, bem como a leitura dos textos originais; 3) A proximidade entre a "pesquisa" na net e o mundo lúdico e desviante da Internet pode constituir um perigo fatal é como procurar dados sobre "estudo do meio" e, ao mesmo tempo, entrar no msn. 4) A promiscuidade entre aquilo que é trabalho e aquilo que é jogo e divertimento acaba por prejudicar, naturalmente, o que é trabalho.5) É fácil plagiar na Internet; a maior parte dos trabalhos escolares que eu vi não passa de um conjunto de cópias descaradas de patetices, e os professores vão perder muito do seu tempo a detectar esses plágios (eu sei que basta o Google...). Seria interessante ouvir os professores. Eles sabem mais do que os "técnicos de educação".[- pode ler todo o artigo de F.J.Viegas, no JN de hoje(17/09/079]