À Sombra da Palmeira

Blogue do Jornal Escolar Avalie-nos

17.9.07

 
COMPUTADORES NA ESCOLA SÃO RECURSOS, VALIOSOS SEM DÚVIDA, MAS HÁ QUE ACAUTELAR!


"O computador, como o livro ou qualquer outro material didáctico que usamos, é apenas e tão somente: um meio. " Informação não é conhecimento. -Theodore Roszak, autor do livro 'O Culto da Informação´".



...Como transferir o conhecimento adquirido no computador para outras áreas do currículo ?



Não podemos contar que a transferência ocorra automaticamente; ela precisa ser trabalhada. É necessário que o aluno explore cada contexto.Isto significa desenvolver intuições,hipóteses e verificá-las. Para facilitar essa transferência, o professor deve destacar os princípios comuns entre contextos, comparando-os, mostrando o problema de diferentes perspectivas .

(Vera Lúcia Camara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições)




"... a utilização de computadores portáteis para os trabalhos escolares deve, simplesmente, ser acautelada. 1) A net fornece o melhor e o pior, o erro e o verdadeiro, o complexo e o lugar-comum; ver multidões de alunos a plagiar a Wikipédia e dados incorrectos dos blogues não me parece um avanço.2) A pesquisa na net substitui, para todos eles, a frequência dos livros e das bibliotecas, bem como a leitura dos textos originais; 3) A proximidade entre a "pesquisa" na net e o mundo lúdico e desviante da Internet pode constituir um perigo fatal é como procurar dados sobre "estudo do meio" e, ao mesmo tempo, entrar no msn. 4) A promiscuidade entre aquilo que é trabalho e aquilo que é jogo e divertimento acaba por prejudicar, naturalmente, o que é trabalho.5) É fácil plagiar na Internet; a maior parte dos trabalhos escolares que eu vi não passa de um conjunto de cópias descaradas de patetices, e os professores vão perder muito do seu tempo a detectar esses plágios (eu sei que basta o Google...). Seria interessante ouvir os professores. Eles sabem mais do que os "técnicos de educação"."


[Pode ler todo o artigo de F. J. Viegas em a utilização de computadores portáteis para os trabalhos escolares deve, simplesmente, ser acautelada. 1) A net fornece o melhor e o pior, o erro e o verdadeiro, o complexo e o lugar-comum; ver multidões de alunos a plagiar a Wikipédia e dados incorrectos dos blogues não me parece um avanço.2) A pesquisa na net substitui, para todos eles, a frequência dos livros e das bibliotecas, bem como a leitura dos textos originais; 3) A proximidade entre a "pesquisa" na net e o mundo lúdico e desviante da Internet pode constituir um perigo fatal é como procurar dados sobre "estudo do meio" e, ao mesmo tempo, entrar no msn. 4) A promiscuidade entre aquilo que é trabalho e aquilo que é jogo e divertimento acaba por prejudicar, naturalmente, o que é trabalho.5) É fácil plagiar na Internet; a maior parte dos trabalhos escolares que eu vi não passa de um conjunto de cópias descaradas de patetices, e os professores vão perder muito do seu tempo a detectar esses plágios (eu sei que basta o Google...). Seria interessante ouvir os professores. Eles sabem mais do que os "técnicos de educação".

[- pode ler todo o artigo de F.J.Viegas, no JN de hoje(17/09/079]

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

01/2006   06/2006   09/2006   10/2006   11/2006   12/2006   01/2007   02/2007   03/2007   04/2007   05/2007   06/2007   07/2007   09/2007   10/2007   11/2007   12/2007   01/2008   02/2008   03/2008   04/2008   05/2008   06/2008   07/2008   09/2008   10/2008   11/2008   12/2008   01/2009   02/2009   03/2009   04/2009   05/2009   06/2009   07/2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]