NA SALA DE JOGOS AVALIAÇÃO:- alguns considerandos sobre avaliação dos alunos:
[...] O conhecimento não tem sentido em si mesmo: deve ajudar a compreender o mundo, e a nele intervir. Assim sendo, compreendemos que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é ajudar a garantir a construção do
conhecimento, a aprendizagem por parte dos alunos
(VASCONCELOS, 1994, p. 46).
A avaliação escolar como um campo teórico de conhecimento
centrou-se, por muito tempo, nos estudos sobre os rendimentos
escolares dos alunos e nos resultados dos processos de
aprendizagem. Originou-se daí, a concepção predominante de
avaliação escolar como um processo de medida do desempenho
em face de objetivos educacionais prévios, numa perspectiva
técnica, com ênfase na representação quantificada do
conhecimento, adquirido por meio de notas ou conceitos (DALBEN,
2002, p. 14)
O papel do avaliador, ativo em termos do processo transforma-se
no de partícipe do sucesso ou fracasso dos alunos, uma vez que os
percursos individuais serão mais ou menos favorecidos a partir de
suas decisões pedagógicas que dependerão, igualmente, da
amplitude das observações. Pode-se pensar a partir daí, que não é
mais o aluno que deve estar preparado para a escola, mas
professores e escolas é que devem preparar-se para ajustar
propostas pedagógicas favorecedoras de sua aprendizagem
(HOFFMANN, 2004, p.18).
-(Para ler mais ...) e
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