À Sombra da Palmeira

Blogue do Jornal Escolar Avalie-nos

9.2.08

 
A Avaliação do Desempenho do Aluno numa Perspectiva Simétrica
QUESTÃO PROPOSTA:
A . 6 + 7 = ?
EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18


B . ANÁLISE: A grafia do número seis está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical ! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a sua intenção era, portanto, boa. C . AVALIAÇÃO:Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável. Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício... Em consequência, podemos atribuir-lhe um... ...'EXCELENTE'... ...e afirmar que o aluno... ...' PROGRIDE ADEQUADAMENTE'!!!

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

01/2006   06/2006   09/2006   10/2006   11/2006   12/2006   01/2007   02/2007   03/2007   04/2007   05/2007   06/2007   07/2007   09/2007   10/2007   11/2007   12/2007   01/2008   02/2008   03/2008   04/2008   05/2008   06/2008   07/2008   09/2008   10/2008   11/2008   12/2008   01/2009   02/2009   03/2009   04/2009   05/2009   06/2009   07/2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]