A Avaliação do Desempenho do Aluno numa Perspectiva Simétrica
QUESTÃO PROPOSTA:
A . 6 + 7 = ?
EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B . ANÁLISE: A grafia do número seis está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical ! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.. a sua intenção era, portanto, boa. C . AVALIAÇÃO:Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!Os procedimentos estão correctamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa.Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável. Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qual
quer exercício... Em consequência, podemos atribuir-lhe um... ...
'EXCELENTE'... ...e afirmar que o aluno... ...'
PROGRIDE ADEQUADAMENTE'!!!