LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA OBSERVAÇÃO DE AULA
© Mário Sanches,
PROFESSORES, NOVO ESTATUTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (em publicação)PROFESSOR______________________________________________________________________DISCIPLINA________________ANO/TURMA________________DATA_____/_______/_______HORA___________SALA___________ TEMA__________________________________________AVALIADOR____________________________________________________________________ITEM SIM NÃO
1. Início da aula
1.1. Supervisiona a entrada dos alunos na sala de aula
1.2. Explicita, de forma clara, as aprendizagens (conteúdos e objectivos) bem como as tarefas arealizar na aula
1.3. Efectua a articulação das aprendizagens a realizar com aprendizagens anteriores
1.4. Se houver lugar a trabalho de casa, assegura-sede que os alunos o realizaram e efectua a suacorrecção
1.5. Inicia a aula com recurso a alguma forma de motivação dos alunos
2. Selecção, organização e abordagem dos conteúdos
2.1. A selecção dos conteúdos pauta-sepor critérios de actualidade, relevância, essencialidade,amplitude e profundidade adequadas
2.2. Promove o estabelecimento de relações entre conteúdos abordados na aula com outros saberes,incluindo os de natureza local
2.3. Mostra segurança no desenvolvimento dos conteúdos, não incorrendo em erros ou imprecisões
2.4. Apresenta o saber de forma problematizadora de modo a suscitar dúvidas no aluno
2.5. Recorre a exemplos pertinentes na exploração dos conteúdos relacionados com as vivênciasdos alunos
3. Estratégias de ensino e aprendizagem
3.1. Mantém os alunos activamente envolvidos nas tarefas propostas
3.2. Diferencia as actividades de aprendizagem em atenção às características dos alunos
3.3. Orienta o trabalho dos alunos com base em instruções precisas, visando a sua concentração e aautonomia na realização das tarefas
3.4. Utiliza o método expositivo de modo adequado, designadamente na realização frequente desínteses de aprendizagem
3.5. Através do diálogo, apoia os alunos na construção do conhecimento
3.6. Promove a aprendizagem de métodos de trabalho e de estudo na realização de actividades
3.7. Propõe actividades de apoio a alunos que revelem dificuldades de aprendizagem
4. Organização do trabalho
4.1. Diversifica os modos de organização do trabalho (grupo turma,trabalho de grupo, trabalho empar, trabalho individual..)
4.2. Desloca-sepela sala para estimular a atenção dos alunos
4.3. Promove o trabalho cooperativo e a entreajuda entre os alunos
5. Utilização de recursos
5.1. Os recursos são adequados aos objectivos e aos conteúdos
5.2. Os recursos estão adequados ao nível etário e ao interesse dos alunos
5.3. Aproveita as possibilidades didácticas de recursos variados (manual, fotocópias, acetatos,mapas....)
PARA CONTINUAR A LER CLIQUE
aqui (Fotoblogue sobre Educação e Pedagogia. Textos sobre educação. Informação sobre Passeios Pedestres, Montanhismo, Turismo Rural e Viagens a Parques Naturais.)