A turma 5º 10
e num texto do Hugo Ferreira
5º 10, uma turma “com lugar cativo”
Com o fim do ano lectivo à vista, era preciso preparar a intervenção da delegada do 5º 10 na reunião do Conselho de Turma para avaliação do Projecto Curricular de Turma. Por isso, pedi a cada aluno, na aula de Formação Cívica, para escrever a sua reflexão individual, que serviria, depois, de base a um debate, em que a delegada anotaria as opiniões consensuais para as apresentar na dita reunião.
Quando se passou ao debate, o Hugo, o poeta oficial da turma, pediu para ler a sua reflexão individual, pois tinha-a feito em verso, naqueles poucos minutos. Depois de lida, todos os alunos afirmaram partilharem os mesmos sentimentos.
Aqui vão os versos do Hugo:
A nossa turma no global,
Portou-se mal.
Há alguma excepções,
Mas parecem uma ou duas contra milhões.
Foi um bom ano lectivo,
Nesta turma já há lugar cativo.
Espero que a turma não seja desfeita para o ano,
Aqui na turma há muito “mano”.
Desfeita ou não,
O 5º10 preenche o meu coração.
Hugo Ferreira
É verdade que a turma se deveria ter portado melhor, não se tendo perdido em conversas paralelas, pois o seu aproveitamento teria, com certeza, sido muito melhor Contudo, devo confessar igualmente que o 5º 10 também tem lugar cativo no meu coração. No 5º 10, com a ajuda de todos os professores, continuei a tentar cultivar o lado humano, a conhecer e ajudar cada aluno, a promover a colaboração com a família, a fazer de cada reunião de pais e alunos um espaço de debate e de convívio, em que os alunos apresentavam trabalhos, se trocavam informações e se definiam estratégias para resolver problemas. Tudo isto, apesar das inúmeras (outras) reuniões em que fui obrigada a participar neste ano e das incontáveis horas de trabalho aos fins-de-semana e à noite ou de manhã cedo, não contabilizadas, não reconhecidas, não remuneradas.
/enviado pela DT do 5º 10 - Armanda Zenhas