A investigação conclui que uma má gestão da sala de aula potencia a indisciplina.
1.Providencie um adequado arranjo físico da sala: coloque os materiais ao alcance dos alunos e disponha as mesas de forma que todos os alunos sejam vistos pelo professor.
2.Defina as regras de conduta e explique-as aos alunos no início do ano lectivo. Certifique-se de que todos as compreenderam.
3.Uma vez definidas e explicadas as regras, coloque-as em local bem visível da sala e seja consistente na sua aplicação.
4.Depois de definidas as regras, enuncie comportamentos adequados e comportamentos indesejáveis e mostre por que razão os últimos são inaceitáveis.
4.Aja sempre de forma justa e sem mostrar preferências.
5.Nunca levante a voz nem se exalte. Se se exaltar, os alunos interpretam isso como falta de autoridade e como um convite para que eles também falem alto.
6.Forneça "feedback" frequente e consistente sobre como cumprir as regras.
7.A investigação mostra que ocorrem 30 transições por dia nas salas das escolas básicas e que as transições mal preparadas e mal feitas potenciam a indisciplina. Prepare com cuidado as transições. Por exemplo, dizendo: "são quase horas de intervalo; por favor, acabem a tarefa e arumem os materiais!"
8.Seja firme e consistente quanto à limpeza e arrumação da sala. Uma sala desarrumada e suja potencia a indisciplina. Envolva os alunos na arrumação e limpeza da sala de aula.
9.Use os reforços positivos com moderação e apenas quando tal se justifique.
10.Nunca discuta com um aluno à frente da turma. Quando tiver de o fazer, faça-o sempre em privado, num tom de voz baixo e mostrando serenidade e calma.