À Sombra da Palmeira

Blogue do Jornal Escolar Avalie-nos

27.10.08

 

A investigação conclui que uma má gestão da sala de aula potencia a indisciplina.




1.Providencie um adequado arranjo físico da sala: coloque os materiais ao alcance dos alunos e disponha as mesas de forma que todos os alunos sejam vistos pelo professor.

2.Defina as regras de conduta e explique-as aos alunos no início do ano lectivo. Certifique-se de que todos as compreenderam.

3.Uma vez definidas e explicadas as regras, coloque-as em local bem visível da sala e seja consistente na sua aplicação.

4.Depois de definidas as regras, enuncie comportamentos adequados e comportamentos indesejáveis e mostre por que razão os últimos são inaceitáveis.

4.Aja sempre de forma justa e sem mostrar preferências.

5.Nunca levante a voz nem se exalte. Se se exaltar, os alunos interpretam isso como falta de autoridade e como um convite para que eles também falem alto.

6.Forneça "feedback" frequente e consistente sobre como cumprir as regras.

7.A investigação mostra que ocorrem 30 transições por dia nas salas das escolas básicas e que as transições mal preparadas e mal feitas potenciam a indisciplina. Prepare com cuidado as transições. Por exemplo, dizendo: "são quase horas de intervalo; por favor, acabem a tarefa e arumem os materiais!"

8.Seja firme e consistente quanto à limpeza e arrumação da sala. Uma sala desarrumada e suja potencia a indisciplina. Envolva os alunos na arrumação e limpeza da sala de aula.

9.Use os reforços positivos com moderação e apenas quando tal se justifique.

10.Nunca discuta com um aluno à frente da turma. Quando tiver de o fazer, faça-o sempre em privado, num tom de voz baixo e mostrando serenidade e calma.
Para saber mais, veja este powerpoint. Para aprofundar esta temática, sugiro a leitura do livro de João A. Lopes, Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem, problemas de ensinagem (Quarteto Editora).

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

01/2006   06/2006   09/2006   10/2006   11/2006   12/2006   01/2007   02/2007   03/2007   04/2007   05/2007   06/2007   07/2007   09/2007   10/2007   11/2007   12/2007   01/2008   02/2008   03/2008   04/2008   05/2008   06/2008   07/2008   09/2008   10/2008   11/2008   12/2008   01/2009   02/2009   03/2009   04/2009   05/2009   06/2009   07/2009  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]