UM Natal diferente- os presentes da Natureza- um mundo de deslumbramento...Do seu mundo de “fadas” e “duendes”, os cogumelos saltam para a nossa ribalta e vêm colorir-nos e povoar-nos os campos, as nossas vidas, e as nossas mesas. Há-os de todas as cores e de todas as formas: bojudas, estreladas, lobuladas, em forma de falo, de sistema intestinal, de trompeta, de chapéu de chuva, de língua ou mísula, etc. A forma de chapéu de chuva é a mais comum, com a face inferior da “copa” forrada de lâminas, de agulhas, de pregas ou de poros. Os cogumelos com esta última característica (entre os quais se encontra a família das Boletáceas) são, regra geral, os mais inofensivos e os mais apreciados, sendo facilmente reconhecíveis. Entre os de copa forrada com lâminas estão os famosos míscaros (Tricholomas equestre e portentosum), igualmente apreciados, mas também o género dos Amanitas, quase todos letais.
Quanto às cores, diz o povo que “há que ter cuidado com os de cores gritantes, aguerridas”: os escarlates, os vermelho-fogosos, os verde-biliosos, os verde-pardos, os cinza de fumo, etc, bem como certos padrões listrados, manchados, e outros.
Relativamente à textura, em traços gerais.../Clica na imagem para saberes mais sobre este mundo fantástico que a natureza nos oferece.