À Sombra da Palmeira
Blogue do Jornal Escolar
Avalie-nos
31.3.09
ADIVINHA
É uma escada em caracol; E que não tem corrimão; Vai a caminho do Sol;Mas nunca passa do chão.(...)
Adivinhaste: é a vida : A escada sem corrimão.
David Mourão ferreira, Escada sem corrimão
"MAIS VALE TARDE QUE MAIS TARDE..."
- A Petição que urge assinar em:
O exercício pleno da Liberdade exige Educação de qualidade e empenhamento familiar na sua obtenção.Infelizmente, em Portugal, os níveis de abandono e absentismo escolar são ainda elevados e, muitas vezes, em estratos sociais em que a ausência de Educação é um mecanismo de reforço da exclusão social pré-existente. Paralelamente o número de alunos envolvidos em episódios de indisciplina, e até violência, está a aumentar, com prejuízo para a vida das escolas e qualidade educativa.Os professores debatem-se todos os dias com problemas causados por estas situações que afectam negativamente o seu trabalho e acabam por reflectir-se na vida das escolas.O papel da escola na solução destes problemas não pode ser isolado do contexto familiar e social da origem dos alunos.
-Leia alguns dos comentários assertivos-- Apoio esta medida e espero ver brevemente resultados efectivos para que, estar na escola não seja um "CASTIGO"!
- Finalmente agimos, movidos pela iniciativa dos mais audazes e determinados. Para mantermos a democracia temos de ser mais críticos e activos.
- Responsabilizar os pais será a principal alavanca para o sucesso escolar.
- Haviam de copiar, já que tanto gostam, os ingleses que vão obrigar pais a frequentar cursos de formação para aprenderem a educar os filhos e quem não for paga pesadas multas.
- Concordo plenamente com a responsabilização das famílias. Infelizmente assiste-se cada vez mais à demissão das suas responsabilidades( dos pais)em relação aos filhos.
- Por bem menos, houve grandes revoluções, mas nós Portugueses somos todos bons rapazes mas de brandos costumes.Nem o nosso hino conhecemos bem.
- É mais do que justa esta petição é imperioso que se crie o Estatuto do Encarregado de Educação.
- NO meu entender enquanto encarregada de educação de dois filhos e profissionalmente como Assistente Social, não posso compactuar com a pratica de uma família demissionária do seu papel parental nesta esfera da vida familiar, tal como reconheço que a comunidade em geral terá que se envolver cada vez mais numa perspectiva de prevenção das situações problemáticas que se vão colocando…
- Concordo em absoluto com esta petição. Só peca por ser tardia!
- Como é possível que esta questão não seja prioritária em questões de educação? Qual é afinal o papel da escola? Que sociedade estamos nós a formar? Será que os pais responsáveis e conscientes imaginam o que se passa em algumas salas de aula frequentadas pelos seus filhos? Quantas vezes estes ficam perplexos e angustiados perante o ambiente criado à sua volta.
- O próprio nome diz tudo: Encarregado de Educação. Se é "encarregado" tem que ser responsável pelo seu educando e responder por ele.
- A escola terá de continuar a ser um local de inserção, mas corre sérios riscos de se tornar num local de exclusão para os bons alunos. Esta é actualmente a minha grande preocupação como encarregada de educação.
- De facto, quando um pai diz a um filho, por este ter dificuldades numa determinada disciplina: "Deixa lá filho, já era assim comigo!" Como pode um pode um professor estimular e encorajar esse aluno a estudar essa disciplina? E não preciso dizer qual é a disciplina.
- JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE CONSIDERO QUE ESTA SITUAÇÃO TEM QUE SER EQUACIONADA COM A PARTICIPAÇÃO DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. MAS QUE NÃO FIQUE SÓ PELO PAPEL! ESTAMOS "FARTOS " DE OS INSCREVER NOS PROJECTOS CURRICULARES DE TURMA COMO PARCEIROS DE INTERVENÇÃO, NO ENTANTO, QUANDO CORRE MAL, MUITAS VEZES OS PRÓPRIOS PROFESSORES NÃO SE LEMBRAM DE LHES APONTAR O DEDO, PELO CONTRÁRIO...
- 1º abono, depois RSI, a seguir IRS e por último propinas a decuplicar.
- É fundamental que eduquemos os nossos filhos e que nos responsabilizemos por TODOS os seus actos. A escola é apenas mais um espaço onde a educação que lhes damos se reflecte. O que se passa na escola também é da responsabilidade dos pais e não dos professores e dos auxiliares. Nós temos os filhos que educamos. Se educarmos para o respeito pelo próximo, para a responsabilidade.
- Infelizmente há muitos alunos no nosso país, que faltam à escola com o consentimento dos próprios pais que negligenciam o seu futuro. Mas há quem pense que as provas de recuperação vão operar um milagre e resolver o problema do absentismo e assiduidade irregular...Pura utopia! Que tal "cortarem" o rendimento mínimo?
27.3.09
Quadros interactivos
A preparação que vai ser necessária, muito em breve!
(clica na imagem:-just for a beginning...)
Schools and teachers are encouraged to keep up with the latest technology and equip their classrooms with Interactive Whiteboards (IWBs). The IWBs are great and powerful tools, and if you know how to use them, they can transform the way you teach and help your students learn more effectively!
Your students have unlimited access to hundreds of free online interactive exercises. They can practise grammar, vocabulary, pronunciation, listening or play games. Spread the word!
IMprovérbios
- um trabalho colectivo da turma 6º 11
(à maneira de João Manuel Ribeiro- o poeta que veio à escola)
- Pela aragem e pelo dia se prevê a meteorologia e se sente a poluição do ar...
- Água mole em pedra dura, dura até que se acabe...
- Quem o feio ama, às vezes, manda-o fazer plásticas...
- Burro velho não é sempre burro, por vezes é inteligente.
- Muita parra, muita sombra à volta da videira.
- Grão a grão, enche a máquina de café o seu papo de cafeína.
- O sol quando nasce, às vezes é para se esconder, antes mesmo de se pôr.
- Mãos frias, coração quente, ou então luvas na mente.
- A amizade não tem preço, nem sofre de inflação.
- Amor ausente está em falta com o amante.
- Grão a grão, tem a galinha uma congestão.
- Depois da tempestade, chama-se a ambulância...
/apresentado na biblioteca da escola, na recepção ao escritor.
24.3.09
Agradeço às minhas “cobaias” – os meus alunos, pela colaboração e disponibilidade.
Um beijo amigo !
/enviado pela professora Orquídea Gomes
(foto em anexo)
20.3.09
Uma Esparsa sua ao desconcerto do mundo...
para lembrar LUÍS VAZ DE CAMÕES
(mais um dia dedicado à poesia)
Os bons vi sempre passar
no mundo graves tormentos;
e, para mais m'espantar,
os maus vi sempre nadar
em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
o bem tão mal ordenado,
fui mau, mas fui castigado:
assi que, só para mim
anda o mundo concertado.
/in Poesia Lírica,
Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
UM LIVRO NUMA FRASE
No âmbito do Dia Mundial do Livro, a DGLB propõe o passatempo
"Um livro numa frase".
Durante o mês de Abril, os alunos do 1º e 2º ciclos deverão ler um livro e escrever uma frase que promova esse livro junto dos colegas.
Por que motivo gostaram, o que é que sentiram, como é que o resumiriam são algumas das perguntas que poderão estar na origem da frase.
Uma tabela com os livros lidos e as respectivas frases de incentivo à leitura será disponibilizada na página Web da DGLB. Desta forma, reunir‐se‐á um conjunto de sugestões feito pelas próprias crianças.
No âmbito destas comemorações a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas preparou os passatempos / concursos cujos regulamentos se juntam em anexo com vista à divulgação junto da vossa comunidade educativa.
Regulamento
1. Podem concorrer os alunos do 1º e 2º ciclos.
2.Para além dos dados que identificam o candidato (nome, idade, contacto e escola), as frases deverão ser acompanhadas dos seguintes elementos sobre a obra lida: autor, título, ilustrador, editora e ano de publicação.
3.Um júri constituído por representantes da DGLB e do Plano Nacional de Leitura escolherá as 15 frases mais originais e que melhor correspondam ao objectivo pretendido.
4. Todos os concorrentes seleccionados receberão livros.
5.As frases devem ser envidas até 15 de Maio dsl@dglb.pt ou por correio para: Direcção de Serviços do Livro Direcção‐Geral do Livro e das Bibliotecas Campo Grande, 83, 1º 1700 – 088 Lisboa
Com os melhores cumprimentos,
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
/enviado pela professora Armanda Cerqueira
.............................................. .................................... .....................................
Dia dos amigos, de todos, muito especialmente daqueles bem-humorados!!!
Frases para te inspirares, sobre livros e leituras...
“Um livro é um jardim, um pomar, um depósito, uma festa, Uma companhia acidental, um conselheiro, uma multidão de conselheiros.”
-Henry Ward Beecher
“As crianças tornam-se leitoras ao colo dos pais”
-Emilie Buchwald
“Ler para viver.”
- Gustave Flaubert
“É melhor dedicares-te a sério aos livros porque este mundo não está para brincadeiras.”
-Spike Lee
“Um livro é como um jardim que carregamos no bolso.”
-Provérbio chinês
“Adquirir o hábito da leitura é construir um refúgio para quase todos os males da vida.”
-W. Somerset Maugham
“Os livros são, para as crianças que os lêem, muito mais do que simples livros – São sonhos e conhecimento, são um futuro e um passado.”
-Esther Meynell
Quanto mais leres, mais saberás. Quanto mais aprenderes, mais lugares conhecerás.”
-Dr. Seuss
”Os livros são o meu alento, a minha vida e o meu futuro.”
-Dostoievsky
“Quem lê e anda muito, avança e sabe muito”.
-Miguel de Cervantes
“O livro é fonte para a sede, almofada para o cansaço (…) e consolo para a dor”.
-Anónimo
“Amar a leitura é trocar horas de enfado por horas deliciosas”
-Montesquieu
“Os livros ganham mais batalhas do que as armas”.
-Lupersio de Argensola
“Um bom livro é aquele que se abre com expectativa e se fecha com proveito”.
-Amos Alcott
“O homem que não lê não tem mais mérito que o que não sabe ler”,
-Mark Twain
“Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive”.
-Padre António Vieira
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”.
-Henry Thoreau
19.3.09
PARÁBOLA DO PROFESSOR
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre
uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se
aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o
reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque
serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu: Temos que aprender isso de cor?
André disse: Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou: Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se: Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber: Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão: -- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou: Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se: Há fórmulas, vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou: Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?
Mateus queixou-se: eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem
ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica
mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o
acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da
transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos
prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a
significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e
longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas
concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem
aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos
núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e
metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e
reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos,
para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não
se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido
tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que
ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.
... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...
/enviado pelo professor Saul Marques
17.3.09
Foi muito animada, na nossa escola, a comemoração de
St. Patrick's Day.
"What I especially like about Englishmen is that after they have called you a thief and a liar and patted you on the back for being so charming in spite of it, they look honestly depressed if you fail to see that they are paying you a handsome compliment."
ROBERT LYND 1879-1949
Irish and English
16.3.09
O Escritor que vem à nossa escola- João Manuel Ribeiro
Podes também conhecer melhor o trabalho do poeta em :
http://andancasdopoeta.blogspot.com/2008/08/andanas-de-joo-manuel-ribeiro.html
INFORMAÇÃO- PROJECTO ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE
Encontro interescolas “ Viver com Estilo nas Interacções do Dia-a-dia” com o envolvimento de todos os parceiros, Saúde, Educação, Família, Autarquia e comunidade na sua globalidade.
Participação no encontro inter-escolas
Local : Câmara Municipal de Matosinhos
Apresentação de temas : “Estilos de Vida Saudável “
1. Saúde Mental; Saúde Oral;. Alimentação Saudável; Actividade Física; Ambiente e Saúde; promoção da Segurança e Prevenção de Acidentes; Saúde Sexual e Reprodutiva;. Educação para o consumo.
Programa : dias 20;21;22;23 de Abril
Dia 17 de Abril – montagem dos trabalhos / exposições (manhã)
Dia 22 de Abril - Workshop (apresentação dos Projectos das Escolas Promotoras da Saúde que têm dinamizado no seu espaço escolar).
Dia 23 de Abril - Último dia (aberto aos pais ) - Momento Cultural
Ao mesmo tempo decorrerão debates relacionados com os temas da saúde por técnicos/especialistas (é preciso inscrição ).
“ Expo - Saúde” - a cargo da autarquia e unidades de saúde.
/enviado pela professora Armanda Zenhas
13.3.09
Exercícios para o cérebro.
A persistência é a razão do sucesso ........................
Consegues encontrar 2 letras B abaixo? Não desistas
RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRBRRRRRRRRRRRRRRRRRRBRR RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Uma vez que encontrares os B Encontra o 1
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIII1IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Uma vez o 1 encontrado. Encontra o 6
9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999699999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999 9999999999999999999999999999999999
Uma vez o 6 encontrado .....
Encontra o N (É díficil!)
MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMNMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM
Uma vez o N encontrado...
Encontra o Q..
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOQOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
/enviado pela professora Emília Quintas
9.3.09
Reflexão/avaliação sobre a participação do 7ºC na festa de Natal da Escola
Na minha opinião, a festa de Natal deste ano foi bastante interessante, porque as turmas participantes tiverem ideias muito criativas. Também acho que a escola organizou muito bem este evento, tanto o ponto de encontro, como a viagem escola-salão paroquial e as entradas dos alunos em palco.
A meu ver, os apresentadores fizeram um excelente trabalho, porque conseguiram acalmar o público quando estava mais agitado e chamar a sua atenção para o que se passava em palco.
Em relação ao trabalho da turma, acho que foi recompensado o esforço, porque apesar de estarmos todos muito nervosos, acabou por correr bem.
De qualquer modo, penso que os ensaios deviam ter sido marcados com mais antecedencia e os alunos deviam ser avisados, logo que possível, da hora, da data e do local exactos. Por esse motivo faltaram muitos alunos ao ensaio, pois não tinham a certeza de que ele realmente se realizaria. Nesse ponto, parece-me que a escola se podia organizar melhor.
/enviado pela aluna Rebeca Ventura Leal
nº25 7ºC
Clique e sinta um mundo de harmonia e paz...
6.3.09
4.3.09
/enviado por:Agrupamento Leça da Palmeira (agrupamentoleca@gmail.com)
Por indicação do Senhor Director Regional Adjunto, Dr. António Leite, junto envio ficheiros com informação sobre o Concurso Nacional de Jornais Escolares, cuja divulgação foi solicitada pelo Público-Comunicação Social - Projecto Público na Escola.
Com os melhores cumprimentos.
Concursos:
Arquivos
01/2006
06/2006
09/2006
10/2006
11/2006
12/2006
01/2007
02/2007
03/2007
04/2007
05/2007
06/2007
07/2007
09/2007
10/2007
11/2007
12/2007
01/2008
02/2008
03/2008
04/2008
05/2008
06/2008
07/2008
09/2008
10/2008
11/2008
12/2008
01/2009
02/2009
03/2009
04/2009
05/2009
06/2009
07/2009
Subscrever Mensagens [Atom]