"MAIS VALE TARDE QUE MAIS TARDE..."
- A Petição que urge assinar em:
O exercício pleno da Liberdade exige Educação de qualidade e empenhamento familiar na sua obtenção.Infelizmente, em Portugal, os níveis de abandono e absentismo escolar são ainda elevados e, muitas vezes, em estratos sociais em que a ausência de Educação é um mecanismo de reforço da exclusão social pré-existente. Paralelamente o número de alunos envolvidos em episódios de indisciplina, e até violência, está a aumentar, com prejuízo para a vida das escolas e qualidade educativa.Os professores debatem-se todos os dias com problemas causados por estas situações que afectam negativamente o seu trabalho e acabam por reflectir-se na vida das escolas.O papel da escola na solução destes problemas não pode ser isolado do contexto familiar e social da origem dos alunos.
-Leia alguns dos comentários assertivos-- Apoio esta medida e espero ver brevemente resultados efectivos para que, estar na escola não seja um "CASTIGO"!
- Finalmente agimos, movidos pela iniciativa dos mais audazes e determinados. Para mantermos a democracia temos de ser mais críticos e activos.
- Responsabilizar os pais será a principal alavanca para o sucesso escolar.
- Haviam de copiar, já que tanto gostam, os ingleses que vão obrigar pais a frequentar cursos de formação para aprenderem a educar os filhos e quem não for paga pesadas multas.
- Concordo plenamente com a responsabilização das famílias. Infelizmente assiste-se cada vez mais à demissão das suas responsabilidades( dos pais)em relação aos filhos.
- Por bem menos, houve grandes revoluções, mas nós Portugueses somos todos bons rapazes mas de brandos costumes.Nem o nosso hino conhecemos bem.
- É mais do que justa esta petição é imperioso que se crie o Estatuto do Encarregado de Educação.
- NO meu entender enquanto encarregada de educação de dois filhos e profissionalmente como Assistente Social, não posso compactuar com a pratica de uma família demissionária do seu papel parental nesta esfera da vida familiar, tal como reconheço que a comunidade em geral terá que se envolver cada vez mais numa perspectiva de prevenção das situações problemáticas que se vão colocando…
- Concordo em absoluto com esta petição. Só peca por ser tardia!
- Como é possível que esta questão não seja prioritária em questões de educação? Qual é afinal o papel da escola? Que sociedade estamos nós a formar? Será que os pais responsáveis e conscientes imaginam o que se passa em algumas salas de aula frequentadas pelos seus filhos? Quantas vezes estes ficam perplexos e angustiados perante o ambiente criado à sua volta.
- O próprio nome diz tudo: Encarregado de Educação. Se é "encarregado" tem que ser responsável pelo seu educando e responder por ele.
- A escola terá de continuar a ser um local de inserção, mas corre sérios riscos de se tornar num local de exclusão para os bons alunos. Esta é actualmente a minha grande preocupação como encarregada de educação.
- De facto, quando um pai diz a um filho, por este ter dificuldades numa determinada disciplina: "Deixa lá filho, já era assim comigo!" Como pode um pode um professor estimular e encorajar esse aluno a estudar essa disciplina? E não preciso dizer qual é a disciplina.
- JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE CONSIDERO QUE ESTA SITUAÇÃO TEM QUE SER EQUACIONADA COM A PARTICIPAÇÃO DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. MAS QUE NÃO FIQUE SÓ PELO PAPEL! ESTAMOS "FARTOS " DE OS INSCREVER NOS PROJECTOS CURRICULARES DE TURMA COMO PARCEIROS DE INTERVENÇÃO, NO ENTANTO, QUANDO CORRE MAL, MUITAS VEZES OS PRÓPRIOS PROFESSORES NÃO SE LEMBRAM DE LHES APONTAR O DEDO, PELO CONTRÁRIO...
- 1º abono, depois RSI, a seguir IRS e por último propinas a decuplicar.
- É fundamental que eduquemos os nossos filhos e que nos responsabilizemos por TODOS os seus actos. A escola é apenas mais um espaço onde a educação que lhes damos se reflecte. O que se passa na escola também é da responsabilidade dos pais e não dos professores e dos auxiliares. Nós temos os filhos que educamos. Se educarmos para o respeito pelo próximo, para a responsabilidade.
- Infelizmente há muitos alunos no nosso país, que faltam à escola com o consentimento dos próprios pais que negligenciam o seu futuro. Mas há quem pense que as provas de recuperação vão operar um milagre e resolver o problema do absentismo e assiduidade irregular...Pura utopia! Que tal "cortarem" o rendimento mínimo?