CIRCULAR
Dádiva de Sangue
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.
Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.
Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.
Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 kg e ter hábitos de vida saudáveis. No local, irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar as muitas pessoas que diariamente precisam de sangue. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.
Neste sentido, enquanto alunas do 4º ano de Enfermagem da UCP-ICS, a estagiar no Agrupamento Vertical de Escolas de Leça e Santa Cruz do Bispo, sentimos que há uma grande necessidade de promover este tipo de iniciativas, promovendo espaços de esclarecimento de dúvidas e painéis de informação sobre este tema, bem como organizar uma sessão móvel de colheita de sangue no gabinete de enfermagem da Escola EB2/3 de Leça da Palmeira. Deste modo gostaríamos de saber qual o seu interesse em colaborar connosco, no sentido de ajudar a SALVAR VIDAS.
Caso pretenda colaborar connosco, deverá assinar no local correspondente ao seu nome.
Esta informação sobre o número de pessoas interessadas, quer em ser dadoras, quer em obter mais informação sobre o assunto é importante sabermos se há um número suficiente de interessados, que justifique a deslocação de uma carrinha móvel bem como todos os meios necessários, para que se realize uma Dádiva de Sangue na nossa escola.
VENHA DAR SANGUE DIA 16 DE JUNHO DAS 9H ÀS 18H NA ESCOLA EB 2/3 DE LEÇA DA PALMEIRA.
É TÃO IMPORTANTE QUE VEM PESSOAL DE COIMBRA PARA O RECOLHER!!!
VAI VER QUE NÃO CUSTA NADA.
PODE SALVAR MUITAS VIDAS.
PASSE A PALAVRA.
PAIS, PROFESSORES, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, FUNCIONÁRIOS E AMIGOS
/enviado pela professora Cristina Morêda